Science: Dramatic
Science: Dramatic
Eva-Sabine Zehelein
As peças de teatro sobre ciência constituem um subgénero dramático florescente. O presente estudo fornece uma panorâmica informativa que enriquece o conhecimento sobre a diversidade de formas como as ciências naturais e/ou os cientistas são postos em cena. Análises pormenorizadas de textos de dezoito peças, muitas delas nunca antes analisadas, exemplificam a notável variedade do género.
São discutidos clássicos como “Copenhaga” e “Arcadia”, bem como, por exemplo, “Proof”, “QED”, “Taboos”, “Remembering Miss Meitner”, “An Experiment With an Air Pump”, “Blinded by the Sun” e “Einstein’s Gift”. Todas as peças analisam de forma crítica o progresso científico ou a sua promessa, apontando para desafios sociopolíticos e éticos, actuais e futuros. As análises das peças são integradas em discussões de dois discursos vitais, as Duas Culturas e as Guerras Científicas, bem como o paradigma dos estudos dramáticos versus estudos performativos. Juntamente com material de apoio sobre vários temas, eventos e personagens, “Science: Dramatic” transforma-se num trabalho abrangente sobre a interface ciência-drama-sociedade.
Disponível
2009
978-3-8253-5655-2
Estudo
Universitätsverlag Winter GmbH Heidelberg
Professora adjunta de Estudos Americanos na Otto-Friedrich-University Bamberg (Alemanha). De 2017 a 2020, foi bolseira visitante no Centro de Investigação de Estudos Femininos de Brandeis (apoiado pela Fritz Thyssen-Stiftung). É especialista em literaturas e culturas (populares) norte-americanas dos séculos XX e XXI, lidera um grupo de investigação internacional e interdisciplinar sobre “Family Matters” e está atualmente a investigar narrativas familiares através de uma lente de justiça reprodutiva.