Science in Performance: Theatre and the Politics of Engagement
Science in Performance: Theatre and the Politics of Engagement
Simon Parry
Este livro fala sobre ciência no teatro e em performance. Explora o envolvimento do teatro e da performance com temas científicos emergentes — da inteligência artificial à genética e às alterações climáticas. O livro abrange uma ampla gama de formas performáticas, desde o espetáculo da Cerimónia de Abertura dos Jogos Paralímpicos até aos musicais da Broadway, desde a performance contemporânea experimental e ópera até o teatro educacional, drama poético somali e vídeos grime. Apresenta trabalhos de companhias pioneiras, incluindo Gob Squad, Headlong Theatre e Theatre of Debate, além de oferecer uma nova análise de sucessos de bilheteria globais (como Wicked e Urinetown).
Este livro oferece uma descrição detalhada e analisada das práticas de teatro e performativas, bem como comentários mais amplos sobre a política do teatro como captação de público para a ciência. Documenta exemplos importantes de práticas colaborativas com extensa discussão do processo de Theatre of Debate, desenvolvido pela companhia de teatro Y Touring, a exploração da produção teatral bilíngue no leste de Londres e um relato de como MCs de grime e dermatologistas acabaram a fazer um filme juntos em Birmingham.
A abordagem interdisciplinar baseia-se em pesquisas contemporâneas em teatro e estudos performativos combinadas com ideias-chave de estudos científicos. Mostra como o teatro pode oferecer perspectivas importantes sobre o que a filósofa científica Isabelle Stengers chamou de “cosmopolítica”. O livro argumenta que o teatro pode achatar as hierarquias de conhecimento e unir diferentes formas do saber.
Disponível
2020
978-0-7190-9920-5
Estudo
Manchester University Press
Simon Parry
Simon Parry é Professor de Gestão Dramática e Artística e Diretor Adjunto de Responsabilidade Social na Escola de Artes, Línguas e Culturas da Universidade de Manchester.
É interessado na forma como o teatro e a performance envolvem as pessoas com ideias e como as artes afetam a sociedade de forma mais ampla. Isso reflete-se na sua pesquisa sobre colaborações entre artistas, comunidades e especialistas científicos. Também influencia o seu ensino sobre teatro na educação, performance ativista, gestão de artes e prática contemporânea de performance.
Grande parte da sua pesquisa surgiu da experiência de trabalho com profissionais criativos em vários contextos. Atualmente, trabalha com o Contact Theatre no desenvolvimento de programas de saúde e ciências. Este trabalho baseia-se no seu período como membro do conselho do teatro (2011-2018), ajudando a incorporar esses temas no seu trabalho. Recentemente, passou algum tempo a explorar o papel da performance no desenvolvimento da compreensão da demência com Louise Wallwein, Jaydev Mistry, Manchester Camerata e Dra. Helen Pusey. Isto resultou no projeto Dementia Voices e na premiada performance Hidden de Louise Wallwein. No passado, trabalhou sobre o papel do teatro na educação científica com Theatre of Debate.
Antes de ir para Manchester, trabalhou na instituição de caridade The Wellcome Trust (2002-2009), onde desenvolveu uma série de programas (inter)nacionais promovendo o envolvimento do público e da comunidade com a pesquisa biomédica. Lecionou na Royal Holloway University of London e na University of Klagenfurt (Áustria). Geriu e avaliou também uma série de projetos artísticos e educativos no Reino Unido e na Europa. É Licenciado em Línguas Modernas (Nottingham), Mestre em Estudos de Texto e Performance (King’s College London / Royal Academy of Dramatic Art) e Doutorado em Teatro (Royal Holloway University of London).