Science on Stage
Science on Stage
Kirsten Shepherd-Barr
“Science on Stage” é o primeiro estudo completo sobre o fenómeno das peças científicas – eventos teatrais que integram conteúdos científicos nas linhas de enredo do drama. O livro investiga a tradição da ciência no palco desde a Renascença até ao presente, centrando-se em particular na atual vaga de escrita de peças científicas.
Com base em extensas entrevistas com dramaturgos e encenadores, Kirsten Shepherd-Barr discute obras como “Copenhagen” de Michael Frayn e “Arcadia” de Tom Stoppard. A autora coloca questões como: “O que explica o aumento do interesse em colocar a ciência em palco? Que áreas da ciência parecem mais populares entre os dramaturgos e porquê? Como é que a tradição evoluiu ao longo dos séculos? Que correntes a definem atualmente? E quais são alguns dos debates e controvérsias em torno do uso da ciência no palco?
Organizado por temas científicos, o livro examina peças contemporâneas seleccionadas que representam uma fusão entre a forma teatral e o conteúdo científico – peças em que a ciência é literalmente representada através da estrutura e da representação da peça. Começando com uma discussão sobre “Doctor Faustus” de Christopher Marlowe, o livro traça a história de como as ideias científicas (mecânica quântica e fractais, por exemplo) são tratadas em apresentações teatrais. Discute a relação da ciência com a sociedade, o papel da ciência nas nossas vidas, as complicadas considerações éticas da ciência e a exatidão do retrato da ciência no teatro.
O capítulo final analisa alguns dos mais recentes e entusiasmantes desenvolvimentos na escrita de peças científicas que estão a levar o género em direções inovadoras e a desafiar as expectativas do público em relação a uma peça científica. O livro inclui uma lista anotada de quatro séculos de peças científicas, que será útil para professores, estudantes e leitores em geral.
Disponível
2006
978-0-691-12150-5
Estudo
Princeton University Press
Kirsten Shepherd-Barr ensina Drama Moderno na Faculdade de Inglês da Universidade de Oxford e é membro do St. Catherine’s College, Oxford. É autora de “Ibsen and Early Modernist Theatre, 1890-1900” e tem publicado em revistas profissionais, desde Theatre Research International, a American Scientist e Interdisciplinary Science Reviews.