Sciences En Scene
Sciences En Scene
Liliane Campos
No arranque do século XXI, o teatro britânico encontra uma nova fonte de inspiração na ciência. Da termodinâmica à mecânica quântica, da matemática do caos à neurologia, as ciências exactas entram em cena, em obras tão diversas como as dos dramaturgos Tom Stoppard, Caryl Churchill e Sarah Kane, ou das companhias On Theater e Complicite. Este diálogo com o laboratório, que oscila entre a imitação de um modelo racional e a crítica de um lugar de poder, testemunha sempre um fascínio pela imaginação científica do nosso tempo. Porque é sobretudo um papel poético que o discurso científico desempenha neste teatro. Dentro deste tema, a ciência torna-se linguagem, fornecendo metáforas e estruturas narrativas a dramaturgias incertas, caracterizadas por uma estética pós-moderna da verdade múltipla e da abertura de significado. Através destas diferentes formas de colocar a ciência em jogo, os artistas contemporâneos oferecem uma renovação das linguagens dramática e cénica.
Disponível
2012
978-2-7535-2114-8
Estudo
Presses Universitaires de Rennes
Liliane Campos é professora de inglês e de teatro na Universidade Sorbonne Nouvelle. A sua investigação centra-se nas relações entre a literatura contemporânea e a ciência. É autora de “The Dialogue of Art and Science in Tom Stoppard’s Arcadia” (2011), co-dirigiu, com Julie Vatain, “Lectures de Tom Stoppard Arcadia” (2011). Dirigiu um número especial de Alternatives Théâtrales intitulado “Côté sciences” (2009).