Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Peça de Teatro

Tesla – A Biographical Play

Partilhar
test
TÍTULO
Tesla – A Biographical Play
AUTORES(AS)

Acie Cargill

SINOPSE

A aurora da era da eletricidade. Nikola Tesla esteve lá desde o início, a aprender com a prática. Genial por natureza, ele entrou com facilidade na engenharia elétrica. Adaptava-se perfeitamente ao seu caráter inventivo. Um novo campo de pesquisa e a possibilidade de experimentar as suas ideias e de traduzir essas ideias em realidades.

Esta é uma peça na sua maior parte pelas palavras do próprio Tesla. Usei apenas um curto segmento em que ele se deixa levar por questões técnicas de ciência e engenharia. Diz respeito ao seu desenvolvimento da corrente alternada e está lá para o leitor poder ter uma ideia de onde andava a cabeça de Tesla na altura. Era um pouco como Einstein, mas claro, num ramo diferente.

Fez parte do início da ciência moderna, e de facto, sem ele não haveria ciência moderna. Ainda estávamos a trabalhar à luz de velas. Tesla foi necessária e profundamente influenciado pela grande literatura de ficção científica do seu tempo, especialmente por H.G. Wells, e provavelmente Wells foi influenciado pelas possibilidades experimentais de Tesla.

Seria Tesla um cientista louco? Digamos que era excêntrico. Quando a mente funciona em níveis em que as mentes da maioria das pessoas não funcionam, é de esperar que algumas ideias possam parecer estranhas aos olhos das pessoas comuns. O comportamento dele também pode parecer um pouco incomum. Rejeitava a carne, o sono, o sexo, os estimulantes, o prazer e até mesmo o relaxar. Mas viveu até aos 87 anos e manteve-se ativo mental e fisicamente até ao fim.

Mantenham uma mente aberta enquanto leem este material. Foi escrito na sua maioria há cerca de 100 anos ou mais. Ele estava a sair do obscurantismo do século XIX e tornou com certeza o mundo num sítio melhor. Sem ele não havia internet, smartphones, refrigeração, iluminação corrente, televisão ou carros da Tesla. Estejamos gratos por ele ter existido.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2016
ISBN
978-1537031552
TIPOLOGIA
Peça de Teatro
EDITORA
Edição de autor/Author’s edition
biografia

Acie Cargill

Acie Cargill é poeta, compositor, e escreve prosa. Estudou poesia com o poeta americano laureado Mark Sttrand e com a poeta laureada do Illinois Gwendolyn Brooks. Estudou escrita de romance com Thomas Berger, autor de Little Big Man (adaptado ao cinema por Arthur Penn, com Dustin Hoffman no papel principal). Cargill também estudou jornalismo sob a instrução de Jean Daily. O seu trabalho é uma síntese destes três estilos.

É membro da American Mensa e editou o  Mensa Journal of Poetry. Também é membro da  Grammy Association e da The US Quill and Scroll Society.

Cargill é vegetariano, foi terapeuta holístico, é músico numa variedade de instrumentos, ativista ambiental, conferencista, revisor médico, amante, utilizador de cannabis, e um visionário.

Menu Icon