Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Peça de Teatro

The Einstein Project

Partilhar
test
TÍTULO
The Einstein Project
AUTORES(AS)

Paul D’Andrea, Jon Klein

SINOPSE

The Einstein Project é uma viagem profundamente teatral por uma das mentes mais fascinantes da era moderna. Rejeita os icónicos clichés sobre Albert Einstein de forma a revelar o homem – uma personalidade dinâmica, Shakespeareana, impulsionada pela paixão, pelo medo e pela raiva. Técnicas teatrais que envolvem movimento, musica e imagens visuais (uma cerimónia do chá Japonesa, um piquenique com fantasmas de físicos) exprimem o seu esforço mental e emocional. Cenas divertidas de “cinejornal” aparecem para mostrar a celebridade crescente e o absurdo do “fenómeno” Einstein. Nos primeiros tempos, ainda felizes, Einstein desenvolve teoria física na hora com os membros do Clube Urânio e passa o tempo livre a velejar com o Edward, o filho emocionalmente perturbado. Mas dá por ele cada vez mais em choque com o novo Partido Nacionalista Nazi de Hitler – especialmente quando o seu maior competidor, o jovem e impetuoso génio Werner Heisenberg, o personifica. A fúria e raiva de Einstein resultam no abandono de Edward – e numa fuga para a America. No segundo ato, em plena segunda Guerra Mundial, Einstein pergunta-se se os seus antigos amigos estarão a desenvolver armas atómicas para Hitler. Ironicamente, é possível que Heisenberg e os outros cientistas alemães tenham resistido com sucesso a essa pesquisa militar e acreditam que Einstein fará o mesmo. Mas o governo dos Estados Unidos e rumores ominosos vindos da Europa alimentam os medos de Einstein até este ceder e urgir o presidente Franklin Roosevelt a desenvolver armas atómicas para usar contra a Alemanha. Como resultado um dos mais famosos pacifistas de todos os tempos é forçado a ir contra as suas crenças. E, para horror de Einstein, bombas atómicas são largadas num país que ele nem sequer tinha considerado – no Japão. No clímax da peça encontramos Einstein reunido com o seu filho louco, Edward, a tentar navegar a tempestade atómica que ele ajudara a criar. O amor por Edward dá-lhe esperança na possibilidade de parar a tempestade.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2004
ISBN
978-0-8222-2025-3
TIPOLOGIA
Peça de Teatro
EDITORA
Dramatists Play Service, Inc.
biografia

Paul D’Andrea, Jon Klein

Paul D’Andrea

Estudioso e dramaturgo, Paul D’Andrea começou a sua carreira em Harvard, onde recebeu um B.A. em Física. Depois de estudar Filosofia em Oxford, regressou a Harvard para o seu Ph.D. em Literatura Inglesa. Ajudou a fundar o Institute of the Arts e o Theatre of the First Amendment em Mason. Entre as suas peças premiadas encontram-se The Trouble with EuropeA Full Length Portrait of America e The Wonderful One-Hoss Shay, largamente produzidas. Ensinou em Harvard, na Universidade de Chicago e na Universidade do Minnesota. Recebeu o prémio Morse/Amoco por Distinção no Ensino no Minnesota e o prémio de Ensino de Excelência em Mason. Foi apresentada em 2000 a sua peça The Einstein Project (disponível no CDAPC) no Festival do Berkshire Theatre em Stockbridge, MA.

O professor D’Andrea lecciona cadeiras sobre temas com a Arte Renascentista, Filosofia e Literatura; perspectivas de género de Aristófanes passando por Much Ado about Nothing e até Sex and the City; a visão moral do teatro contemporâneo; e Shakespeare.  Escreveu argumentos e tem interesse na ligação entre as humanidades e as artes através dos media contemporâneos.

Mais informação: robinsonprofessors.gmu.eduwww.dramaticpublishing.com e pwcenter.org

 

 


 

Jon Klein

Jon Klein é autor de mais de trinta peças de teatro, produzidas Off-Broadway e em vários e prestigiados teatros regionais, incluindo o Actors Theatre de Louisville, o Arena Stage em D.C., o Arden Theatre em Philadelphia, o Center Stage em Baltimore, o South Coast Repertory em Costa Mesa, o Alliance Theatre em Atlanta, o Alley Theatre em Houston, o A Contemporary Theatre em Seattle, entre muitos outros. Será talvez melhor conhecido pela sua peça T Bone N Weasel, produzido mais de cem vezes nos estados unidos e adaptado ao cinema. T Bone N Weasel foi várias vezes premiado depois da sua estreia no Humana Festival, no Actors Theatre de Louisville, incluindo um HBO Playwrights USA Award.

Klein é também autor da única adaptação à cena autorizada do famoso livro infantil Bunnicula de James e Deborah Howe, de Young Robin Hood, de Md. Dimly Perceived Threats to the System e de Betty the Yeti. Outras peças suas com várias e importantes produções incluem SuggestibilityWishing WellOctopusPeoriaSouthern CrossThe Einstein Project (escrito com Paul D’Andrea e disponível no CDAPC), Four Our FathersThe Red and the Black e Losing It.

Jon Klein é casado com Laura Annawyn Shamas, dramaturga, ensaista e mitóloga.

Mais informação: pwcenter.orgwww.broadwayplaypub.com e www.jon-klein.com

Menu Icon