Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Poesia

The Eyes of Isaac Newton

Partilhar
test
TÍTULO
The Eyes of Isaac Newton
AUTORES(AS)

Iggy McGovern

SINOPSE

Na sua quarta colectânea de poemas, o poeta e físico Iggy McGovern deixa a arte e a ciência misturarem-se em poemas que variam do doméstico ao ecfrástico, do celebratório ao elaboratório. Com uma formalidade característica ele passa os olhos por uma variedade de temas, alguns familiares, outros nem tanto, permitindo quer a conversação quer a colisão: um hino epistolar ao seu conterrâneo do Ulster Seamus Heaney faz empréstimo de uma citação latina numa carta do matemático irlandês William Rowan Hamilton a William Wordsworth; a história do início da revolução quântica é esboçada em forma de Clerihew; e o gato de Schröedinger torna-se o guia turístico da famosa caixa. A falha do poeta em escrever “um verdadeiro poema de amor” e a memória de uma quase-acidental perda da visão são ambas, de alguma forma, culpa da ciência. E através de tudo isto, estão os olhos, estreitando-se, chorando e (dadas as condições certas) dilatando-se até serem Buracos Negros.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2017
ISBN
978-1-910251-27-0
TIPOLOGIA
Poesia
EDITORA
Dedalus Press
biografia

Iggy McGovern

Iggy McGovern, poeta e físico irlandês, nasceu em Coleraine e foi educado em Belfast. É formado em Física pela Queen’s University de Belfast e lecionou no Trinity College, em Dublin, até à sua reforma em 2013.

Tem publicadas três coleções de poesia pela Dedalus Press, The King of Suburbia de 2005, Safe House de 2010 e The Eyes of Isaac Newton de 2017 (disponível no CDAPC). Em 2013 viu publicada pela Quaternia Press uma biografia poética do matemático irlandês do século XIX, William Rowan Hamilton, com o título A Mystic Dream of 4. The King of Suburbia venceu a edição inaugural do Dimplex New Writers Award for Poetry. Outros prémios incluem o Hennessy Award for Poetry e o The Ireland Chair of Poetry Bursary. Tem apresentado a sua poesia em festivais na Irlanda, Reino Unido, Europa, América do Norte e Australasia.

A sua poesia é caracterizada pela forma, rima e pelo humor ocasional; também reflete a sua carreira profissional enquanto físico. McGovern tem particular interesse no terreno comum à Literatura e à Ciência e tem vindo a escrever e a dar conferências sobre este tema.

Mais Informação: iggymcgovern.comthepoetryproject.ie e www.dedaluspress.com

Menu Icon