Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Peça de Teatro

The Farnsworth Invention

Partilhar
test
TÍTULO
The Farnsworth Invention
AUTORES(AS)

Aaron Sorkin

SINOPSE

Estamos em 1929. Dois visionários ambiciosos correm um contra o outro para inventar um dispositivo chamado “televisão.” Separados por duas mil milhas, cada um sabe que se parar de trabalhar, mesmo por um momento, o outro ganha a vantagem. Quem descobrirá a chave para a maior invenção do século XX: o magnata dos media sem escrúpulos, ou o autodidata rapaz de quinta do Idaho?

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2009
ISBN
978-0-573-66286-7
TIPOLOGIA
Peça de Teatro
EDITORA
Samuel French, Inc.
biografia

Aaron Sorkin

Nascido a 9 de junho de 1961, na cidade de Nova Iorque, Aaron Sorkin é dramaturgo, argumentista, ator, produtor e guionista de televisão, e realizador. Tendo crescido no bairro de Scarsdale, desde cedo se interessou pelo teatro, inicialmente enquanto ator. Estuda Teatro Musical na Syracuse University, onde é profundamente inspirado por Arthur Storch, antigo discípulo de Lee Strasberg, e professor naquela universidade. Em 1984 a sua primeira peça “Removing All Doubt” é encenada por alunos na Syracuse University e quatro anos depois, em 1988 vê montado o seu segundo texto “Hidden in This Picture” no  “West Bank Cafe Downstairs Theatre Bar”, de Steve Olsen, em Nova Iorque. A qualidade destes dois textos granjeia-lhe um agente. A sua terceira peça, “A Few Good Men” depois de passar pela Broadway foi adaptada ao cinema pela Castle Rock Entertainment, estreando em 1992. Com a Castle Rock Entertainment, Sorkin escreve ainda Malice e The American President.

Em 1998 estreia na ABC a produção da Disney de Sports Night, série de comédia para televisão a partir de uma ideia original de Sorkin que escreveu a quase maioria dos guiões das primeiras duas temporadas. A partir de 1999, está ligado à produção de The West Wing, série produzida pela Warner Bros. Television para a NBC, onde escreve os guiões para mais de oitenta episódios ao longo das quatro primeiras temporadas, até abandonar o projeto em 2003.

Entre 2005 e 2006 escreve Studio 60 on the Sunset Strip, também produzida pela Warner Bros. Television para a NBC, que teve apenas uma temporada. The Farnsworth Invention é escrita inicialmente como argumento de filme e posteriormente adaptada ao teatro a pedido do The Abbey Theatre, em Dublin. Em 2007, The Abbey Theatre abandona a coprodução com a La Jolla Playhouse de San Diego, e o espetáculo acaba por ser produzido por Steven Spielberg para este espaço, onde está em cena entre fevereiro e março desse ano, passando depois para a Broadway, onde está no Music Box Theatre entre dezembro de 2007 e março de 2008.

Sorkin volta aos argumentos para cinema em 2008, e escreve Charlie Wilson’s WarThe Social Network e Moneyball. A partir de 2011 começa a preparar a série The Newsroom para a HBO que estreou em 2012 e teve três temporadas. Em 2015 é lançado o filme Steve Jobs com argumento de Sorkin, tendo este estreado no ano seguinte a sua adaptação para a Broadway do clássico To Kill a Mockingbird de Harper Lee. Pouco depois estreia-se como realizador com Molly’s Game de que também escreveu o argumentoEm 2020 estreia The Trial of the Chicago 7, também escrito e realizado por Sorkin e posteriormente lançado na Netflix.

Venceu o Óscar para melhor argumento adaptado em 2011 com The Social Network, e foi nomeado no ano seguinte com Moneyball e em 2017 com Molly’s Game. Em 2020 é nomeado para melhor argumento original com The Trial of the Chicago 7.

Conta ainda com nove nomeações para os Globos de Ouro, tendo sido três vezes galardoado com o prémio de Melhor Argumento, com cinco nomeações para os British Academy Film Awards, com catorze nomeações para  o Writers Guild of America Award e cinco para o Critic’s Choice Movie Awards. Foi ainda nomeado, pelo seu trabalho em televisão, para nove Primetime Emmy Awards.

Mais Informação: www.imdb.com e en.wikipedia.org

Menu Icon