Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Peça de Teatro

The Radiant

Partilhar
test
TÍTULO
The Radiant
AUTORES(AS)

Shirley Lauro

SINOPSE

No cenário de Paris de há cem anos atrás, The Radiant centra-se na vida real, tempestuosa e destroçada pelo amor de Madame Marie Curie. Viúva aos trinta e nove anos, com duas crianças pequenas para criar a seu cargo, ela vê-se envolvida num caso escandaloso com o seu assistente jovem e casado, um caso que faz abanar Paris e quase lhe custa a carreira – e a vida. Mas, ela sobrevive a isto e ao enorme preconceito contra mulheres cientistas em toda a Europa da altura e chega a descobrir e isolar o rádio, a ganhar dois Prémios Nobel, e a revolucionar o mundo da ciência para sempre, abrindo as portas à “Era Atómica” e à primeira cura para o cancro.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2014
ISBN
978-0-573-70291-4
TIPOLOGIA
Peça de Teatro
EDITORA
Samuel French, Inc.
biografia

Shirley Lauro

Segundo o site da própria autora (www.shirleylauro.com): “Bolseira da Guggenheim, a peça mais conhecida de Shirley Lauro é “A Piece of my Heart.” Com mais de 2,000 produções, foi nomeada “uma das peças mais produzidas em todo o mundo” pelo segundo ano consecutivo, incluindo dramas e musicais”. (Nate Collins, Presidente da Samuel French Play Publishers, 1/31/18). Tendo estreado em Nova Iorque, no Manhattan Theatre Club, “A Piece of my Heart” foi apresentada um pouco por toda a América e em países como África do Sul, Alemanha, Inglaterra, França, Israel, Escócia e Turquia. Tem tido também inúmeras produções universitárias, entre as quais pela Wellesley Rep Theatre que venceu o prémio de Excelência Teatral Moss Hart Award em 2018.
A sua peça “Open Admissions,” nomeada para os Tony, recebeu duas nomeações para os Drama Desk, um prémio Theatre World, o prémio Hull-Warriner da Dramatists Guild e foi escolhido para a lista do The New York Times de “Dez Melhores Peças do Ano.” A New York Magazine chamou-lhe “uma pequena obra-prima.”. Lauro adaptou a peça para um Especial da CBS.
The Radiant”, sobre Marie Curie, foi comissionada pela The Sloane Science Foundation, e recebeu honras da TCG’s Edgerton Foundation como “uma significativa nova peça do ano.” Com estreia mundial em Miami, e uma estreia em Nova Iorque na Off-Broadway, The Radiant foi subsequentemente produzida em Chicago como escolha do The Genesis Project, que honrava “mulheres significantes da história em peças escritas por mulheres”. A apresentação de “The Radiant” em West Hollywood na Califórnia, foi aclamada em Los Angeles como “um olhar compassivo sobre uma mulher [Marie Curie] a tentar vingar no mundo de homens de 1900.”
All Through the Night,” teve a sua Estreia Mundial em Chicago, onde recebeu uma nomeação para um prémio Jeff Play, foi desenvolvida no The Actors Studio, produzida na Off-Broadway, em San Francisco, no The Edinburgh Festival, em Saskatoon no Canada, e numa produção de longa duração em Tel Aviv.
Clarence Darrow’s Last Trial,” peça vencedora honorária do prémio The New American Play, estreou na Florida e foi nomeado para o prémio Carbonell da Florida para “Melhor Nova Peça do Ano.”
The Contest” recebeu o prémio da The National Foundation para Cultura Judaica.
Outras obras suas incluem: “The Coal Diamond“(Antologia Best Short Play), “Nothing Immediate“(vencedora do OOBA Festival), “Railing it Uptown“, “Sunday Go to Meetin’ “, e um romance, “The Edge“, publicada nos Estados Unido e Grã-Bretanha e Escolha da Literary Guild. Ms. Lauro coeditou “Front Lines: Political Plays by American Women“, apoiado pela The Coalition of Professional Women in Arts and Media”.
Para além da Guggenheim, as bolsas mais importantes de Shirley incluem três da National Endowment for the Arts e da New York Foundation for the Arts. Tem as suas principais afiliações com a The Dramatists Guild Foundation, onde pertence à Board of Advisors; o Ensemble Studio Theatre;  a League of Professional Theatre Women/NY; PEN; Writer’s Guild East e com a Author’s Guild.
Ms. Lauro é natural do Iowa e formou-se com honras pela Northwestern University em Teatro, onde estudou interpretação com Alvina Krause. Tem um Mestrado da Universidade do Wisconsin em Madison em Teatro, e fez trabalho de pós-graduação na Universidade de Columbia, onde estudou Crítica Dramaturgica com Harold Clurman. Estudou com Saul Bellow e Elizabeth Bowen e trabalhou na unidade de dramaturgia no Actors Studio. Lauro tornou-se uma autora publicada com o seu romance, The Edge, nos seus 20’s, e mudou-se para Manhattan, onde lecionou escrita dramática na Universidade de Nova Iorque, CUNY, e Yeshiva University. Tem uma filha, Andrea Mezvinsky, que é atriz/escritora em Los Angeles, na Califórnia. Lauro vive num apartamento movimentado na Cidade de Nova Iorque onde escreve, com vista para o Central Park.”

Mais informação: en.wikipedia.orgwww.gf.orgwww.concordtheatricals.com e www.shirleylauro.com

Menu Icon