Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Peça de Teatro

The Recantation of Galileo Galilei - Scenes from History Perhaps

Partilhar
test
TÍTULO
The Recantation of Galileo Galilei - Scenes from History Perhaps
AUTORES(AS)

Eric Bentley

SINOPSE

As nove “Cenas da História Talvez” de Eric Bentley resultam numa nova — ou nova-velha — interpretação de toda a história de Galileu. Aqui Galileu é visto como o menino querido de um Estabelecimento, o seu objetivo, até à crise de 1633, nada mais, nada menos do que conquistar esse mesmo Estabelecimento para a sua visão do universo. É apenas quando ele falha definitivamente nessa campanha que se rebela e, assim, se torna num revolucionário no sentido social tanto quanto no sentido científico: vai passar os seus últimos anos num conflito consciente com a hierarquia, um contrabandista de mercadoria espiritual. Mesmo nesta altura, contudo, ele não é um radical do século XIX, que denuncia o cristianismo e grita “Nem Deus nem amo!” Ele está mais próximo, antes, de alguns radicais do século XX que, ao invés de pôr em questão a igreja enquanto tal, põem em causa os atuais altos funcionários e detentores de poder. Era, contudo, muito mais difícil para este homem na verdade retratar-se das suas pressuposições sobre o Estabelecimento do que fingir retratar-se das suas pressuposições sobre o universo.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
1972
ISBN
06-090286-8
TIPOLOGIA
Peça de Teatro
EDITORA
Harper & Row, Publishers
biografia

Eric Bentley

Nascido em Bolton, no Lancashire em Inglaterra, Eric Bentley estudou na University College em Oxford, onde foi aluno de C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien. Tendo-se formado em 1938, mudou-se em seguida para os Estados Unidos, recebendo ali o PhD pela Universidade de Yale em 1941. Naturalizou-se em 1948. Lecionou na Black Mountain College (entre 1942 e 1944), na Columbia University (entre 1953 e 1969), e em Harvard (entre 1960 e 1961), e foi crítico teatral no The New Republic.

Eminente especialista no trabalho de Bertolt Brecht, o seu trabalho como crítico e tradutor foi fundamental da divulgação do teatro Europeu nos Estados Unidos.

Em 1969, abandona a sua posição na University of Columbia para se dedicar ao seu trabalho como dramaturgo, ao mesmo tempo que assume a sua homossexualidade publicamente.

Da sua produção enquanto crítico teatral são particularmente importantes as obras The Playwright As Thinker (1946), In Search of Theater (1953) e Thinking About The Playwright (1987). Enquanto dramaturgo são de particular importância as suas peças The Red White and Black (1970), Are You Now Or Have You Ever Been: The Investigations of Show-Business by the Un-American Activities Committee 1947–1958 (1972), Lord Alfred’s Lover (1979), e The Recantation of Galileo Galilei: Scenes from History Perhaps (1972), para nomear apenas algumas.
Foi galardoado com um Obie Award for Lifetime Achievement in Theatre em 2006 e com um Robert Chesley Award  em 2007

Faleceu na sua casa em Nova Iorque a 5 de agosto de 2020, aos 103 anos de idade.

Mais informação: en.wikipedia.orgaict-iatc.orgnytimes.comtheguardian.com e latimes.com

Menu Icon