Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Estudo

Theatre and Evolution from Ibsen to Beckett

Partilhar
test
TÍTULO
Theatre and Evolution from Ibsen to Beckett
AUTORES(AS)

Kirsten E. Shepherd-Barr

SINOPSE

A teoria evolucionista fez a sua estreia em palco tão cedo como a década de 1840, refletindo um avanço científico que estava a mudar rapidamente o mundo. Seguindo este desenvolvimento em dezenas de peças do “mainstream” Europeu e Americano, assim como no circo, vaudeville, pantomima e performances de “elo perdido”, Theatre and Evolution from Ibsen to Beckett revela o profundo e transformador enredamento entre ciência, arte e cultura nos tempos modernos.

O palco provou ser mais do que um simples serviçal da ciência evolutiva, ainda que, frequentemente resistindo e alterando as suas ideias centrais. Muitos dramaturgos lançaram suspeitas sobre os argumentos da teoria evolucionista e rejeitaram as suas afirmações, mesmo enquanto entretinham as suas emocionantes possibilidades. Lidando diretamente com a relação entre ciência e cultura, este livro considera a influência não só de Darwin mas também de Lamarck, Chambers, Spencer, Wallace, Haeckel, de Vries, e outros evolucionistas ao longo de 150 anos de teatro. Partilha descobertas significativas em relação ao trabalho de Ibsen, Shaw, Wilder e Beckett, e inscreve mulheres dramaturgas, tais como Susan Glaspell e Elizabeth Baker, firmemente no registo teatral, abrindo as suas explorações dramáticas do determinismo biológico, do essencialismo de género, do instinto maternal e do “culto da maternidade.”

É provável que mais pessoas se tenham deparado com a evolução no teatro do que em qualquer outra forma de arte no fim do século dezanove e início do século vinte. Considerando a vivacidade e imediaticidade do teatro e a sua dependência de uma comunidade diversa de espectadores e o poder que isso implica, este livro é uma chave para a compreensão da adaptação do público à nova teoria e o legado da sua representação na perceção da legitimidade (ou ilegitimidade) do trabalho científico.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2015
ISBN
978-0-231-16470-2
TIPOLOGIA
Estudo
EDITORA
Columbia University Press
biografia

Kirsten E. Shepherd-Barr

Kirsten E. Shepherd-Barr é especialista em literatura inglesa, vitoriana e moderna, na interação entre ciência e literatura, e em estudos teatrais, em particular teatro de tema científico. Em 2015, foi nomeada Professora de Estudos Ingleses e Teatrais na Universidade de Oxford.

Tendo completado um B.A. em Inglês na Universidade de Yale, trabalhou dois anos em edição antes de ingressar num programa de Mestrado na Universidade de Oslo, financiada por uma bolsa Fullbright, e posteriormente no doutoramento em Inglês na Universidade de Oxford. Deu aulas na Universidade Estatal da Carolina do Norte, na Universidade da Pennsylvania, no Curtis Institute of Music em Philadelphia e na Universidade de Birmingham, antes de aceitar o cargo em Oxford, em 2007, de bolseira e tutora no St. Catherine’s College.

Mais informação: www.english.ox.ac.ukscholar.google.comjournals.openedition.orgwww.researchgate.net e en.wikipedia.org

Menu Icon