Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Estudo

Théatres du XXIe siècle: commencements

Partilhar
test
TÍTULO
Théatres du XXIe siècle: commencements
AUTORES(AS)

Julie Sermon, Jean-Pierre Ryngaert

SINOPSE

Na viragem dos dois séculos (1990-2010), os movimentos de transformação nas práticas teatrais parecem ter impulso suficiente para se desenharem novas linhas de força e introduzir nas formas de escrever, de dizer e de fazer teatro mudanças duradouras.

Neste texto a duas vozes, Jean-Pierre Ryngaert analisa as principais mutações que marcaram as “fábricas de escrita” e as “formas de contar” das histórias. Julie Sermon, num capítulo intitulado “Le vivant et la technique” (“O vivo e a técnica”), examina as renovações das formas de jogo, de narração e de representação, ligados aos diálogos que os autores e os praticantes das artes cénicas instauram com as linguagens e os instrumentos próprios do seu ambiente tecnológico.

O ponto de partida dramatúrgico e pedagógico comum propõe ao leitor múltiplas entradas de forma a inserir e questionar os marcos de uma realidade teatral que é consideravelmente diversificada.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2013
ISBN
978-2-200-27142-8
TIPOLOGIA
Estudo
EDITORA
Armand Colin Éditeur
biografia

Julie Sermon, Jean-Pierre Ryngaert

Julie Sermon

Julie Sermon é professora de História e Estética do Teatro Contemporâneo (Université Lyon 2), e codiretora do Laboratoire Passages XX-XXI (EA 4160). Os seus trabalhos centram-se sobre os fenómenos de renovação, de mutação e de descentramento – simbólicos, práticos e teóricos – com que as artes de cena contemporâneas e os seus processos de criação se podem envolver.

Desde 2017, tem vindo a consagrar a sua pesquisa às relações e diálogos que as artes cénicas criam com a ecologia.

Mais informação: ecoleanthropocene.universite-lyon.fr e cv.archives-ouvertes.fr

 


 

Jean-Pierre Ryngaert

Jean-Pierre Ryngaert é professor de Estudos Teatrais na Université de Paris III – Sorbonne Nouvelle, onde é atualmente diretor do Institut d’ Etudes Théatrales. Ensinou na Universidade Carleton (em Ottawa, no Canadá), nas Universidades de Caen e Nantes. Foi professor convidado nas Universidades de Montréal (no Quebéque, Canadá) e de San Diego (nos Estados Unidos).

Encenador ocasional, tem particular interesse nas relações entre o Teatro e a Formação. Foi dessa forma que colaborou com o lançamento dos cursos de “Teatro do Secundário”, que fundou e dirigiu o Théâtre Universitaire de Nantes, e foi responsável por estágios de formação em jogo. Nesse domínio publicou Le jeu dramatique e  Jouer, Représenter assim como inúmeros artigos. Mais recentemente tem escrito obras que se interrogam sobre a aproximação ao texto no teatro: Introduction à l’analyse du théatreLire En attendant Godot e Lire le théâtre contemporain, pelas éditions Dunod. Publicou ainda, com Joseph Danan, Eléments pour une histoire du texte de théatre (Dunod, Abril de 1997).

É membro da comissão “Théatre” do Centre National du Livre.

Mais informação: eracm.frwww.theatre-contemporain.net e www.theses.fr

Menu Icon