Três Horas Esquerdas
Três Horas Esquerdas
Daniil Kharms
Júlio Henriques
“Três Horas Esquerdas” tem por esqueleto 14 curtos textos do escritor russo do início do século XX Daniil Kharms (1905-1942) agrupados num pequeno capítulo da Grande Enciclopédia da Estupidez Humana.
Consciente da importância da obra deste escritor na literatura mundial, a Marionet quis contribuir para o seu conhecimento dentro das nossas fronteiras. Por isso, e a par do espetáculo Três Horas Esquerdas, foi editado um livro homónimo, que contém os textos de Daniil Kharms utilizados no espetáculo, traduzidos por Júlio Henriques, que é também responsável por uma introdução ao escritor e ao seu universo igualmente incluída no livro.
O espetáculo “Três Horas Esquerdas” estreou a 12 de março de 2001, no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra. A ordem dos textos neste livro é da responsabilidade da Marionet e corresponde à ordem pela qual foram apresentados no espetáculo.
Este livro encontra-se à venda na Marionet, de 2ªf a 6ªf (9h30-13h / 14h30-18h), pelo valor de 5€.
Disponível
2001
Português
Peça de Teatro
Marionet
Daniil Kharms
Daniil Kharms (Daniil Yuvachev, 1905 – 1942) foi autor de poesia absurda, contos e peças de teatro. Daniil Yuvachyov nasceu em 1905, em são Petersburgo. Na escola, estudou alemão e inglês. Em 1925 entrou no Colégio Eletro-Técnico de Leningrado mas foi rapidamente expulso por não participar em atividades socialmente conscientes. No ano seguinte, fez um curso de cinema no Instituto da História das Artes. Na escola, começou a referir-se a ele próprio sob o pseudónimo de Kharms.
