Antes que o ano acabe, vamos a votos?
A próxima sessão de Ler Teatro com Ciência é só para o ano, mas antes precisamos da vossa ajuda para escolher uma das quatro peças disponíveis (sigam esta ligação para votar).
O texto selecionado será depois transposto para uma versão portuguesa pela equipa do Projeto de Tradução Colaborativa (à qual também se podem juntar) e, finalmente, lido em conjunto na sede da Marionet, às 18h do dia 24 de janeiro.
De seguida deixamos um pequeno texto sobre cada obra, para ajudar à decisão.
Secret Order, de Bob Clyman
«Uma peça tensa, plena de reviravoltas e agradavelmente cínica… Desde “Copenhagen” que não havia um dramaturgo que retratasse a cultura da ciência de alto risco tão dramaticamente… Apesar de toda a sua fanfarronice teatral, “Secret Order” não põe em letras pequenas a ciência, que está não só elegantemente entretecida nos temas da peça como ajuda a estabelecer a credibilidade do seu universo dramático.» (New York Times)
Evolution, de Jonathan Marc Sherman
Enquanto Henry se debate para dar vida à sua tese sobre Charles Darwin, uma simples questão deixa-o perplexo: O que é que tu queres? Fazendo uso de elementos do teatro épico brechtiano e impregnado de um afiadíssimo comentário social, “Evolution” segue Henry numa viagem a Los Angeles com a namorada, Hope. Quando a sua inusitada iliteracia em cultura pop se torna motor de uma inesperada carreira na indústria do entretenimento, Henry tem de escolher entre o sucesso na cultura de celebridades ou a obscuridade académica, entre abraçar a ambição ou perder a esperança (Hope).
Blinded by the Sun, de Stephen Poliakoff
Quando um professor do departamento de Química de uma universidade do norte, ao entrar na reforma, escolhe Al, cientista medíocre mas administrador brilhante, para o suceder como diretor do departamento, põe em andamento uma cadeia de eventos que vão testar os limites da resistência do departamento. Al começa a reorganizar o departamento, mas cedo descobre que Christopher, seu par e rival, e Elinor, a antiga professora que ele venera, não estão dispostos a alterar a forma isolada e misteriosa como trabalham. É então que Christopher anuncia uma importante descoberta que devia assegurar um futuro próspero para todos eles – mas que vai acabar por ter consequências desastrosas.
Photograph 51, de Anna Ziegler
Um divertido e comovente retrato da vida não recompensada de Rosalind Franklin, uma das grandes mulheres cientistas do século XX, e do seu fervilhante percurso no mapear dos contornos da molécula de ADN. Um coro de físicos revivem a perseguição, revelando as conquistas por cantar desta mulher inovadora e ferozmente independente. Uma peça sobre ambição, isolamento e a corrida para a grandiosidade.
- Notícias
- FAQ | Ler Teatro com Ciência & Projeto de Tradução Colaborativa
- Ler Teatro com Ciência
- Descobrir o Ler Teatro com Ciência
- O Ler Teatro com Ciência na revista Evasões
- Já temos peça para Ler teatro com Ciência em janeiro
- Regras de funcionamento do CDAPC
- 2024 arrancou com casa cheia!
- Estivemos numa Conversa Improvável
- Produções
- "Fotografia 51", de Anna Ziegler