“Atrás da Felicidade” é o terceiro volume da Coleção Marionet que reúne um conjunto de peças de teatro produzidas pela nossa companhia e que encontrou nas Edições Húmus a sua casa editorial. O texto escolhido para dar seguimento a esta série aborda o tema doenças reumáticas e integrou o espetáculo homónimo, estreado a 12 de março de 2023, no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra.
O lançamento oficial deste livro, no dia 9 de abril de 2026, conta com a presença do dramaturgo/encenador Mário Montenegro, das intérpretes/dramaturgas Beatriz Boleto, Carolina Costa Andrade e Inês Dias, do professor José António Pereira da Silva, colaborador do projeto e autor do prefácio do livro, e ainda de Maria José Pessoa, pessoa portadora de doença reumática e também coautora do texto.
+INFO
Teatro da Cerca de São Bernardo
9 de abril de 2026 | 18h00
Duração | aprox. 60m
O espetáculo “Atrás da Felicidade“, cujo texto agora se publica, estreou em Coimbra, no Teatro da Cerca de São Bernardo, a 12 de março de 2023, numa coprodução entre a Marionet e o Teatro da Cerca de São Bernardo.
A coleção Marionet é um espaço editorial de peças de teatro produzidas pela companhia de teatro com o mesmo nome. O principal objetivo desta coleção é o de contribuir para alguma permanência desta arte efémera que é o teatro e, em particular, do trabalho criativo desta companhia que, praticamente desde a sua génese, se empenha em cruzar em palco o teatro com as ciências. Esta coleção pretende, por isso, dar um corpo permanente às palavras que voaram nos muitos palcos em que a Marionet atuou. A coleção começa com uma série de textos recentes, que se enquadram tematicamente no campo das Ciências da Saúde.
Apresentação Mário Montenegro, Beatriz Boleto, Carolina Costa Andrade, Inês Dias, José António Pereira da Silva, Maria José Pessoa
Direção de Produção e Fotografia Francisca Moreira
Produção Executiva Carolina Costa Andrade, Silvia Carballo, Vicente Paredes
Comunicação Carolina Costa Andrade, Ricardo Jerónimo
Entidades parceiras Edições Húmus, Teatro da Cerca de São Bernardo
Apoio República Portuguesa — Cultura / Direção-Geral das Artes | Câmara Municipal de Coimbra
- Projetos
- Atrás da Felicidade
- Clipping
- Marionet estreia espetáculo em que a dor e a felicidade se encontram [Central Press]
- Marionet ouviu doentes reumatológicos para levar a palco a dor incompreendida [Diário de Coimbra]
- Marionet “atrás da felicidade” numa peça sobre doença e onde a dor é presença contínua [Ensaio - Artes e Cultura]
- Marionet “atrás da felicidade” numa peça sobre doença e onde a dor é presença contínua [Observador]
- O que fazer? Quarta é dia de ir para Sul e Atrás da Felicidade [Público]


