An Enemy of the People
An Enemy of the People
Henrik Ibsen
Considerado um dos principais dramaturgos do século XIX, Henrik Ibsen conta a história do idealista Doutor Thomas Stockmann, médico de um spa recentemente inaugurado numa pequena cidade no sul da Noruega, que descobre que a água está gravemente contaminada. Ele notifica os membros da comunidade e inicialmente recebe apoio e agradecimento pela descoberta. Ameaçado pelo possível impacto de tal revelação, o seu irmão, presidente da cidade, conspira com os políticos locais e com o jornal para omitir a história e pressionar o Dr. Stockmann a retirar a suas declarações.
Numa reunião pública, tenta-se impedir o Dr. Stockmann de falar, mas ele lança um discurso que condena a corrupção da cidade e a tirania da maioria. Achando o seu discurso ofensivo, é reprimido pelas massas e insultado como “um inimigo do povo”.
O ambientalista, ativista e advogado Robert F. Kennedy Jr. contribui com um prefácio para esta edição da Skyhorse desta renomada peça de 1882 do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen.
No seu prefácio, Kennedy alerta os leitores para o facto inegável de que a perseguição daqueles que dizem verdades incómodas, que Ibsen descreveu há mais de cem anos, continua até hoje e é tão relevante agora como sempre. Enfrentamos desregulamentação e degradação ambiental, políticos influenciados por lobbies, ataques a factos acordados por cientistas credíveis, investigação financiada e controlada por empresas e tentativas de impedir e suprimir denunciantes. A batalha continua e Kennedy junta-se a Ibsen na linha da frente.
Disponível
1882
978-1-5107-5723-3
Peça de Teatro
Skyhorse Publishing
Henrik Ibsen
O dramaturgo e diretor de teatro norueguês Henrik Johan Ibsen (20 de março de 1828 — 23 de maio de 1906) é considerado um dos dramaturgos e poetas mais influentes e perspicazes do século XIX, também conhecido como ‘o pai do realismo’ e ‘o pai do drama moderno’.
As suas peças, incluindo “Love’s Comedy”, “Brand”, “Peer Gynt”, “Emperor and Galilean”, “The Pillars of Society”, “A Doll’s House”, “Ghosts”, “An Enemy of the People”, “The Wild Duck”, “Hedda Gabler”, “The Master Builder” e “When We Dead Awaken” exploraram e desafiaram normas e tabus sociais, suscitando controvérsia e debate, e trazendo ao palco personagens poderosas e notórias, como Hedda, filha de um general aristocrático e enigmático, e considerada um dos papéis mais exigentes assumidos por proeminentes atrizes em todo o mundo.
Ibsen foi nomeado para o Prémio Nobel de Literatura em 1902, 1903 e 1904, e as suas peças continuam a ser apresentadas em todo o mundo até hoje.