Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Estudo

Ciência em Cena: Teatro no Museu da Vida

Partilhar
test
TÍTULO
Ciência em Cena: Teatro no Museu da Vida
AUTORES(AS)

Carla Almeida

Thelma Lopes

Bianca Reis

Denise Studart

Gustavo Ottoni

Hilda Gomes

Leticia Guimarães

Sonia Mano

Vanessa F. Guimarães

Wanda Hamilton

SINOPSE

“A Casa de Oswaldo Cruz e o Museu da Vida carregam em seu nascedouro a tradição de Manguinhos, onde o rigor do fazer científico se mescla com a estética, a arte e a premência de comunicação, que extrapola os limites da ciência para encontrar seu público maior. Desde a concepção do Museu da Vida, visávamos reiventar esse legado, com profissionalismo e olhar crítico. Um dia, Virgínia Schall, cientista e poetisa, amiga e sonhadora de um museu inovador, trouxe a notícia: estaríamos interessados em receber uma “tenda” que abrigou atividades da Eco-92? Já tínhamos nosso cenário! Ciência em Cena! Uma trajetória emocionante aqui retratada neste livro. A ciência e seu contexto sob holofotes. O público capturado pela emoção, pelo drama, pelo riso e, sempre, pela beleza.”

 

— Paulo Gadelha, diretor da Casa de Oswaldo Cruz (1985-1997), responsável pela implantação do Museu da Vida e presidente da Fiocruz (2009-2016)

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2019
ISBN
978-85-9543020-4
TIPOLOGIA
Estudo
EDITORA
Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fio Cruz
biografia

Carla Almeida

Doutora em Química Biológica pelo Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na área de Educação, Difusão e Gestão em Biociências (2012). Mestre em Science Communication pelo Imperial College London (2007) e bacharel em Comunicação Social, habilitação em jornalismo, pela UFRJ (2003). Trabalhou no Jornal da Ciência, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); na Wellcome Collection, museu de ciência e arte da Wellcome Trust, em Londres; no Instituto Ciência Hoje, no cargo de editora da Ciência Hoje On-line; e no no Museu Ciência e Vida, da Fundação Cecierj. É pesquisadora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Tem contribuído para diversos outros veículos e instituições científicas. Possui experiência com conteúdo científico veiculado na TV, tendo prestado consultoria para o programa Globo Universidade, da Rede Globo. Área de atuação e pesquisa: jornalismo científico, divulgação científica, comunicação e percepção pública da ciência.

 


 

Thelma Lopes

Doutora em Ciências pelo Programa de Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, é atriz profissional formada pela Casa das Artes de Laranjeiras. Na Fundação Cecierj, é responsável pela coordenação dos “Espaços da Ciência”. Atua nos campos da docência em teatro e da divulgação científica por meio de diferentes linguagens artísticas.

Menu Icon