Ciência em Cena: Teatro no Museu da Vida
Ciência em Cena: Teatro no Museu da Vida
Carla Almeida & Thelma Lopes
Bianca Reis
Denise Studart
Gustavo Ottoni
Hilda Gomes
Leticia Guimarães
Sonia Mano
Vanessa F. Guimarães
Wanda Hamilton
“A Casa de Oswaldo Cruz e o Museu da Vida carregam em seu nascedouro a tradição de Manguinhos, onde o rigor do trabalho científico se mistura com a estética, a arte e a premência da comunicação, que ultrapassa os limites da ciência para encontrar seu público. Desde a conceção do Museu da Vida, visávamos reinventar esse legado, com profissionalismo e olhar crítico. Um dia, Virgínia Schall, cientista e poetisa, amiga e sonhadora de um museu inovador, trouxe a notícia: estaríamos interessados em receber uma “tenda” que acolhesse atividades da Eco-92? Já tínhamos o nosso cenário! Ciência em Cena! Uma trajetória emocionante aqui retratada neste livro. A ciência e seu contexto sob holofotes. O público capturado pela emoção, pelo drama, pelo riso e, sempre, pela beleza.”
— Paulo Gadelha, diretor da Casa de Oswaldo Cruz (1985-1997), responsável pela implantação do Museu da Vida e presidente da Fiocruz (2009-2016)
Disponível
2019
978-85-9543020-4
Estudo
Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fio Cruz
Carla Almeida
Doutora em Química Biológica pelo Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na área de Educação, Difusão e Gestão em Biociências (2012). Mestre em Science Communication pelo Imperial College London (2007) e licenciada em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo, pela UFRJ (2003). Trabalhou no Jornal da Ciência, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); na Wellcome Collection, museu de ciência e arte da Wellcome Trust, em Londres; no Instituto Ciência Hoje, como editora da Ciência Hoje Online; e no Museu Ciência e Vida, da Fundação Cecierj. É investigadora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Tem contribuído para diversos outros meios e instituições científicas. Possui experiência com conteúdo científico transmitido na TV, tendo prestado consultoria para o programa Globo Universidade, da Rede Globo. Área de atividade e pesquisa: jornalismo científico, divulgação científica, comunicação e percepção pública da ciência.
Thelma Lopes
Doutora em Ciências pelo Programa de Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, é atriz profissional formada pela Casa das Artes de Laranjeiras. Na Fundação Cecierj, é responsável pela coordenação dos “Espaços da Ciência”. Atua nos campos da docência teatral e da divulgação científica por meio de diferentes linguagens artísticas.