McDowall Plays: 1 (Brilliant Adventures; Captain Amazing; Talk Show; Pomona)
McDowall Plays: 1 (Brilliant Adventures; Captain Amazing; Talk Show; Pomona)
Alistair McDowall
Esta é a primeira coleção do inovador dramaturgo Alistair McDowall, «um escritor excecionalmente talentoso e em rápido crescimento. Ainda na casa dos vinte anos, este escritor certamente irá longe. Seja o que for que sonhe a seguir, o seu nome quase de certeza que estará em destaque no Royal Court em breve, se não no National Theatre.» (The Times)
Tendo ganhado o Prémio dos Juízes no Prémio Bruntwood, em 2011, e tendo sido selecionado para o prémio de Melhor Peça do Writers’ Guild em 2013, Alistair McDowall é um dos dramaturgos mais emocionantes desta geração.
Esta antologia apresenta a peça que chamou a atenção para McDowall, “Brilliant Adventures”, até à sua última grande peça, “Pomona”, que recebeu críticas entusiasmadas, que foi transferida para o National Theatre e o nomeou como um dos dramaturgos mais importantes desta geração. Esta obra inclui também duas peças inéditas.
“Brilliant Adventures” (Royal Exchange/Live Theatre, 2013) é uma história a um ritmo acelerado sobre irmandade, vícios e a violação das leis da física. Ganhou um Prémio Bruntwood.
“Captain Amazing” (Live Theatre, 2013) é um monólogo engraçado e comovente que nos leva à vida do único super-herói em part-time da Grã-Bretanha.
“Talk Show” (Royal Court, 2013) é uma comédia de humor negro sobre conversa e transmissão. Estreou como parte da temporada da Royal Court’s Open Court e não foi publicado anteriormente.
“Pomona” (Royal Welsh College of Music and Drama/Orange Tree Theatre, 2014) é um thriller sinistro e surreal, que tem como cenário Pomona, em Manchester — uma ilha de cimento abandonada no coração da cidade; um lugar onde as viagens terminam e os pesadelos nascem.
A antologia é apresentada pelo autor e inclui um prefácio do dramaturgo Simon Stephens, vencedor do prémio Olivier.
Disponível
2016
978-1-3500-0742-0
Peça de Teatro
Bloomsbury Methuen Drama
Alistair McDowall cresceu no Nordeste da Inglaterra. As suas peças incluem: “The Glow” (Royal Court Theatre 2022); “all of it” (Royal Court Theatre 2020); “Zero for the Young Dudes!” (National Theatre Connections 2017); “X” (Royal Court Theatre 2016); “Pomona” (RWCMD/Gate 2014; Orange Tree Theatre/Royal Exchange/National Theatre 2014/5); “Talk Show” (Royal Court Theatre 2013); “Brilliant Adventures” (Royal Court Young Writers’ Festival 2012; Royal Exchange, Manchester and Live Theatre, Newcastle 2013) e “Captain Amazing” (Live Theatre, Newcastle and Edinburgh Fringe 2013; UK tour 2014). Foi bolseiro da MacDowell e ganhou o prémio Harold Pinter Commission em 2018. O seu trabalho foi traduzido e produzido internacionalmente.