Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Peça de Teatro

The Virtuoso

Partilhar
test
TÍTULO
The Virtuoso
AUTORES(AS)

Thomas Shadwell

SINOPSE

Publicado pela primeira vez em 1676, “O Virtuoso” estabeleceu um padrão para a sátira teatral. Foi o tratamento dramático mais extenso da ciência moderna desde “O Alquimista”, de Jonson, e teve como alvo nada menos que a Royal Society de Londres. As farpas de Shadwell atingem o seus alvos com frequência e de forma limpa. Em 1689, tornou-se Poet Laureate of England, cargo que ocupou até sua morte, em 1692.

 

O virtuoso do título é Sir Nicholas Gimcrack que, como muitos depois dele, confunde a extensão de uma coleção com a profundidade de uma ciência. Sir Gimcrack é fascinado pela geografia da lua, os mundos no seu microscópio e as possibilidades do voo humano.

 

A peça também apresenta Sir Formal Trifle, um arrogante e tonto orador ciceroniano. Estabelece a partir daí a personagem-tipo do fanfarrão sabe-tudo. Famoso pela sua esperteza e mudanças de alta velocidade, “O Virtuoso” é também uma demonstração do prestígio da ciência moderna.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
1676
ISBN
978-0-8032-5368-0
TIPOLOGIA
Peça de Teatro
EDITORA
Regents Restoration Drama
biografia

 

Thomas Shadwell (nascido em 1642?, Norfolk, Inglaterra – falecido em 19 de novembro de 1692, Londres), dramaturgo e poeta inglês, conhecido pelas suas comédias de boas maneiras e como alvo da sátira de John Dryden.

 

Shadwell tornou-se um dos sábios da corte e um conhecido de Sir Robert Howard e seu irmão, Edward. Ele satirizou os dois Howards em “The Sullen Lovers” (1668), uma adaptação de “Les Fâcheux” de Molière.

 

Escreveu 18 peças, uma ópera, “The Enchanted Island” (1674), adaptado de “The Tempest” de Shakespeare, uma tragédia, “Psyche” (1674–75), e uma tragédia de versos em branco, “The Libertine” (1675). Ele traduziu “O Décimo Sátiro” de Juvenal (1687) e compôs ataques amargos a John Dryden.

Menu Icon