Wilson Plays: 1 (Pignight; Blowjob; The Soul of the White Ant; More Light; Darwin's Flood)
Wilson Plays: 1 (Pignight; Blowjob; The Soul of the White Ant; More Light; Darwin's Flood)
Snoo Wilson
A primeira coleção de peças de um dos dramaturgos mais originais da Grã-Bretanha. Este primeiro volume das peças de Snoo Wilson contém uma mistura dos seus melhores trabalhos iniciais da década de 1970, assim como obras mais recentes. Há muito considerado uma lenda do teatro Fringe, as primeiras peças de Snoo Wilson tinham títulos absurdos como “Girl Mad as Pigs” e “Ella Daybellfesse’s Machine”. Todas as peças de Wilson procuram estados psicológicos estranhos nas suas personagens e situações.
“Blowjob” é um estudo sombrio sobre alienação e violência. Em “Pignight”, uma quinta de Lincolnshire é tomada por um bando sinistro e transformada numa máquina para o abate organizado de animais. “The Soul of the White Ant” explora o estranho mundo do naturalista sul-africano Eugene Marais, cujas ideias sobre uma alma corporativa o levam à insanidade. O volume inclui ainda duas peças com uma perspetiva freudiana: “More Light” e “Darwin’s Flood”. O volume inclui uma introdução do autor e notas dos seus vários colaboradores.
Snoo Wilson aborda os pontos obscuros da atividade humana com uma sagacidade original e um humor selvagem. (Financial Times).
Disponível
1999
978-0-4137-4180-6
Peça de Teatro
Bloomsbury Methuen Drama
Snoo Wilson
Snoo Wilson (1948-2013), nasceu em Reading, estudou na Universidade de East Anglia e foi diretor-fundador do Portable Theatre, em Brighton e em Londres. Foi editor do guião para a série “Play for Today”, da BBC TV, dramaturgo para a RSC, diretor do Scarab Theatre e ensinou escrita de argumento na National Film School.
Em 1980, recebeu uma bolsa US/UK Bicentennial e trabalhou na Universidade de Santa Cruz e com o New York Theatre Studio em Nova Iorque. Durante 1989, Wilson foi Professor Associado, a lecionar escrita teatral no University College de San Diego.
Com uma carreira na escrita desde os 1960’s, o lugar de Wilson enquanto dramaturgo importante e distinto foi confirmado pelas suas muitas peças vencedoras de prémios quer na Grã-Bretanha quer na América. Recebeu o prémio John Whiting em 1978 por “The Glad Hand”, o prémio do San Diego Theater Circle em 1988 por “80 Days” e mais recentemente o prémio Eileen Anderson/Central Broadcasting Premiere para Best Night Out por “HRH”.
Wilson escreveu filmes, libretti, peças para rádio e dois romances. Os seus libretti incluem uma aclamada adaptação de “Orpheus in the Underworld” de Offenbach para a English National Opera e o livro para “80 Days” na La Jolla Playhouse na Califórnia.
Na sequência da sua súbita morte em 2013, os muitos obituários que honraram o homem e o dramaturgo confirmaram que, no seu mais exuberante, inventivo e absolutamente original, as peças de Snoo merecem o seu lugar na história da dramaturgia do pós-guerra.